Cuidado diário Os Benefícios das Pestanas

Putting contact lens in eye

As pestanas não servem só para colocar rímel! E considerando os problemas como a comichão nos olhos, veremos porquê.

Olhos com comichão podem estar relacionados com a presença de vários objetos diferentes, que entraram nos seus olhos. Se se perguntar com que frequência isto acontece, a resposta provavelmente será poucas vezes. Isto porque tem uma ótima linha de primeira defesa para os seus olhos - as suas pestanas.

Sobre as pestanas
Muitos de nós esquecemos facilmente que temos pestanas mas provavelmente não será o seu caso, se lhes colocar rímel todos os dias. De qualquer modo, é uma parte do seu corpo que está sempre presente e que não é devidamente valorizada. Porém, as pestanas têm um papel vital.

Função primária
A principal função das pestanas é proteger os seus olhos de potenciais invasões de pequenas partículas como o pó, a areia e outros resíduos aéreos.

Função secundária
A segunda função desempenhada pelas suas pestanas é emitir um sinal de aviso, pois como são muito sensíveis ao toque, avisam assim que algo esteja demasiado perto do seu olho.

Pode vê-las como sendo bastante semelhantes aos bigodes dos animais. De facto, as pestanas são consideradas as "guardiãs" do seu olho.

Crescimento das pestanas
As pestanas começam a crescer logo na vigésima segunda semana, quando se é ainda um pequeno embrião em desenvolvimento[1]. Por isso, já estão consigo há bastante tempo. Contudo, se uma for arrancada, pode levar até dois meses a voltar a crescer[2].

Problemas associados com pestanas
Estas estruturas aparentemente simples têm vários potenciais problemas associados:

A blefarite é uma irritação na zona onde as suas pestanas se juntam com a pálpebra. As pálpebras podem ficar vermelhas, com comichão e a pele pode também ficar seca e escamosa, pelo que as suas pestanas podem eventualmente cair. Quando perde as suas pestanas, a doença é chamada Madarose.

As pestanas podem até ser infetadas, por parasitas como os piolhos . Estes não são os únicos possíveis residentes que as suas pestanas podem ter. Numa estimativa feita, cerca de 98% das pessoas têm minúsculos e inofensivos ácaros a viver nas suas pestanas e noutros folículos[3]!É melhor que nem saibamos que lá estão.

Provavelmente já ouviu falar de pessoas cujas pestanas crescem para dentro. Esta doença é chamada triquíase e pode ser causada por uma infeção, inflamação ou trauma como queimaduras na pálpebra.

Por vezes estas situações requerem avaliação médica, em caso de dúvida consulte um profissional de saúde.

Uma pestana no olho
De facto, todos nós provavelmente já tivemos uma pestana solta nos olhos e precisámos da ajuda de alguém para a retirar. Lembre-se de ter cuidado durante esta operação, para que não substitua a pestana que retirou por uma infeção. Assim, é essencial lavar as mãos. Também deve ter atenção para não arranhar o olho. Por isso, deverá usar soluções oftalmológicas aprovadas para eliminar "invasores" e lavar os olhos de forma mais apropriada.

Proteção e tratamento
Uma pestana no olho pode causar uma grande irritação e comichão, assim como qualquer outra coisa que passe pelas suas pestanas, por isso proteja sempre os seus olhos quando puder. Por exemplo, poderá usar sempre óculos protetores, se estiver num posto de trabalho onde existam partículas no ar como numa oficina, construção ou laboratório.

Se tiver comichão nos olhos, pode vir a descobrir que o que a causou já não está lá, isto porque o filme lacrimal está constantemente a ser renovado, sempre que pestaneja, podendo ficar só com a sensação de comichão.

Optrex tem uma vasta gama de produtos para ajudar a aliviar a comichão nos olhos. Mantenha-se atento para os ver nas lojas e farmácias ou então, consulte o nosso guia Quais São as Soluções?.

Pense duas vezes nas suas pestanas quando está a colocar o rímel. Tente não se distrair, para não acabar por colocar maquilhagem no olho. Pestanas contra rímel pode ser uma batalha unilateral e resultar em problemas, num abrir e fechar de olhos.


* Sintomas do cansaço ocular, como secura e irritação, devido a uma perturbação da camada lipídica do filme lacrimal, aproximadamente 80% dos casos de secura ocular.

Dividir: