Cuidado diário Porque Ficamos com os Olhos Vermelhos?

Pode ser um pouco alarmante quando nos vemos ao espelho e verificamos que temos os olhos vermelhos. E pode ser ainda mais alarmante se não fizer ideia qual terá sido a causa.

Este artigo irá esclarecer quais as causas mais comuns da vermelhidão ocular, quais são as zonas normalmente afetadas e o que pode ser feito para ajudar a prevenir.

Que alterações ocorrem quando um olho fica vermelho?

Os olhos ficam vermelhos devido ao inchaço ou à dilatação dos vasos sanguíneos dentro da esclera (a parte branca do olho)[1].

Normalmente, é causado por um pequeno problema que se resolve facilmente. Se for doloroso ou se tiver ferido o olho recentemente, pode ser um problema mais grave e deve consultar um profissional de saúde imediatamente.

Os vasos sanguíneos no olho podem dilatar devido a diversos fatores, incluindo: secura, alergias, infeções ou partículas que podem ficar retidas no olho.

Uma hemorragia subconjuntival é outra causa de olhos vermelhos. Ao contrário do que acontece quando os vasos sanguíneos incham ou dilatam, neste caso significa que um vaso sanguíneo rebentou.

Que outras partes do olho podem ser afetadas?

Existem diversas causas de infeções oculares com diferentes níveis de gravidade, e muitas delas ocorrem em partes diferentes do olho.

A conjuntivite é de longe a mais comum. Neste caso, a conjuntiva - a camada fina de tecido que cobre o olho - é a parte infetada[2].

A córnea é a parte frontal e transparente do olho que cobre a íris que, por sua vez, é a parte circular fina do olho que ajusta a quantidade de luz que chega à retina, ao controlar o tamanho da pupila.

Olho -Seccao

As principais causas de vermelhidão ocular

Como referimos anteriormente, o mais comum é a vermelhidão ser relativamente inofensiva e desaparecer num curto espaço de tempo. Muitas vezes os olhos vermelhos podem ser causados por fatores que os rodeiam.

A conjuntivite não está limitada a infeções.

As pessoas podem também sofrer de conjuntivite irritativa provocada por agentes irritativos como a poeira ou o cloro, se entrarem em contacto com o olho, ou conjuntivite alérgica como resultado de uma reação alérgica, por exemplo ao pólen.

Quando o seu sistema imunitário reage a um alérgeno, o seu corpo liberta histamina na sua corrente sanguínea.

Este químico faz com que os vasos sanguíneos dos seus olhos dilatem, fazendo com que fiquem vermelhos e lacrimejantes.

A secura (olhos secos) pode fazer com que a superfície do olho fique inflamada ou irritável, dando-lhes uma aparência avermelhada.

A secura ocular pode ocorrer quando as glândulas lacrimais não produzem a quantidade suficiente de lágrimas para lubrificar o olho, ou caso as lágrimas produzidas evaporem demasiado depressa[3].

Demasiado tempo passado à frente de um computador pode causar secura e vermelhidão nos olhos, assim como a utilização de lentes de contacto. Se as lentes de contacto não forem devidamente e regularmente lavadas, podem levar à entrada de potenciais micróbios no olho.

Para além destas causas, os olhos vermelhos e inchados podem também estar associados a uma gripe ou constipação, sendo o fumo do tabaco outro potencial agente irritativo.

Evitar os olhos vermelhos

Uma das formas mais fáceis de ficar com uma infeção nos olhos é através das mãos. Aconselhamos que lave as mãos regularmente e tente evitar esfregar os olhos pois, de cada vez que o faz, corre o risco de deixar agentes irritativos dentro e à volta do olho.

Ao esfregar os olhos vigorosamente, corre também o risco de danificar a córnea, o que pode causar vermelhidão.

Recomendamos também a lavagem regular de objetos que estejam em contacto próximo com os olhos - assim como fronhas das almofadas, lençóis e toalhas.

A higiene é essencial para quem utiliza lentes de contacto, pois se não as lavar devidamente ou não as substituir regularmente, pode causar uma acumulação de bactérias.

Por vezes, pode também reduzir a frequência com que faz um certo tipo de atividade que ache que esteja a causar a vermelhidão. Por exemplo, passar menos tempo à frente de um ecrã de computador, ou fazer pausas regulares, permitindo o reajustamento dos seus olhos.

Para além disso, a falta de sono pode também fazer com que os seus olhos fiquem inchados e vermelhos e, neste caso, deve ponderar descansar um pouco mais.

Evitar determinados alérgenos, se possível, pode também ser benéfico. Por exemplo, os óculos de sol podem oferecer alguma proteção contra o pólen[4].

Tratar os olhos vermelhos

Já analisámos diversas causas diferentes para a vermelhidão nos olhos, e existem várias formas de tratamento para as mesmas. O tratamento apropriado depende da causa da vermelhidão.

Para tratamento da vermelhidão causada por olhos secos, existem tratamentos para olhos secos. Se tiver uma alergia, pode falar sobre isso com um profissional de saúde e saber quais os diferentes produtos que existem para aliviar os sintomas.

Colocar um pouco de gelo nos olhos ajuda a reduzir sintomas como o inchaço e a dor, e pode aliviar a vermelhidão, por outro lado ao realizar uma lavagem ocular pode ajudar a irrigar e a remover substâncias indesejadas[5].

Se procura aliviar a irritação e o desconforto ocular causados por pequenas partículas, saiba mais sobre Optrex Colírio Água de Hamamelis, formulado com extratos naturais de plantas. Leia sempre o folheto informativo.

O seu farmacêutico ou oftalmologista poderão dar-lhe o devido aconselhamento. Se tiver qualquer dúvida, procure esclarecê-la o mais rapidamente possível. Se os seus olhos estiverem vermelhos e se sentir dor ou outros sintomas como visão turva, sensibilidade à luz ou inchaço, deve procurar tratamento urgente, junto de um profissional.

Dividir: