CUIDADO DIÁRIO DICAS PÓS-CIRURGIA OCULAR A LASER

Cada vez mais pessoas estão a optar por se submeterem a cirurgia ocular a laser para corrigir permanentemente a visão. Neste artigo vamos examinar este tipo de cirurgia e as potenciais sequelas que os pacientes podem experienciar. Vamos também oferecer alguns conselhos para proteger os olhos após a cirurgia.

O que é a cirurgia ocular a laser?
A cirurgia ocular a laser é um tipo de cirurgia utilizado para corrigir a visão. Normalmente, este tipo de cirurgia implica remodelar a camada transparente que reveste a parte frontal do olho, conhecida como córnea, com um laser Excimer. Existem diversas técnicas usadas para tratar diferentes defeitos comuns de visão - miopia, hipermetropia e astigmatismo.

  • A LASIK (Queratomilieusis in situ assistida por laser) é a intervenção mais comum e pode ser usada para corrigir a miopia e a hipermetropia. Neste tipo de operação os cirurgiões cortam o tecido da córnea e remodelam a superfície exposta, antes de substituir o tecido. A cirurgia LASIK corrige a visão para o efeito desejado em 96% dos casos[1];
  • A PRK (Queratectomia Fotorrefrativa) existe há mais tempo que a LASIK mas atualmente é mais utilizada para corrigir baixas graduações. Este método remodela a córnea sem cortar qualquer pedaço de tecido;
  • A LASEK (Queratectomia Subepitelial assistida a laser) segue um procedimento similar à PRK mas a camada superficial da córnea é mantida como uma aba, o que se acredita acelerar a cicatrização e reduzir a quantidade de possíveis complicações.

Os seus olhos depois da cirurgia
Apesar de poder não o sentir, poderá vir a sofrer de secura ocular nos meses seguintes à cirurgia. A fim de contrariar esta situação, o seu médico pode receitar-lhe um colírio hidratante para ajudar a manter os olhos hidratados, assim como um colírio para ajudar a prevenir infeções e inflamação.

É importante lembrar-se que depois da cirurgia a laser não deve usar qualquer colírio - ou outro produto para os olhos - que não tenham sido aprovados pelo seu médico.

Imediatamente após a cirurgia, existe a possibilidade de a sua visão ficar desfocada. Outros sintomas podem incluir olhos irritados e com comichão, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e olhos vermelhos. No entanto, a cicatrização após uma cirurgia a laser é geralmente um processo rápido e a maioria dos pacientes experimentam melhorias na visão apenas alguns dias depois.

Normalmente, será necessário visitar o seu médico para ser avaliado 24 ou 48 horas após a cirurgia, dependendo das instruções que receba do seu médico. De seguida, terá que efetuar avaliações em intervalos regulares ao longo dos seis meses seguintes à intervenção.

Como cuidar dos seus olhos após uma cirurgia
Existem diversos cuidados a ter quando se trata de proteger os seus olhos após uma cirurgia ocular a laser, alguns dos quais mais óbvios do que outros. Aqui compilámos uma breve lista do que deve e não deve fazer, para o ajudar:

  • Deve

    Usar a proteção para os olhos que irá receber após a operação enquanto dorme;

    Usar proteção ocular, enquanto faz exercício, durante o primeiro mês após a cirurgia;

    Certificar-se que usa óculos de sol em dias ensolarados pois a luz solar brilhante pode causar cicatrizes;

    Manter-se afastado de ambientes sujos e empoeirados na primeira semana depois da cirurgia.
  • Não deve

    Esfregar os olhos, pelo menos por um mês após a cirurgia;

    Conduzir até que se sinta confortável a fazê-lo e tenha recebido autorização do seu médico;

    Lavar o cabelo pelo menos durante uma semana após a cirurgia e evitar que os seus olhos entrem em contacto com produtos como sabão, laca do cabelo ou espuma de barbear;

    Utilizar qualquer tipo de maquilhagem nos olhos, durante pelo menos uma semana, e deve livrar-se da maquilhagem usada, para evitar potenciais infeções bacterianas.

Ao cuidar dos seus olhos após uma cirurgia, é importante considerar vários fatores, incluindo a poluição, o ar condicionado e o cansaço visual, causado pela luz artificial. Para saber mais sobre os diversos produtos da gama Optrex, clique neste link. Lembre-se, não use nada depois de uma cirurgia aos olhos sem falar primeiro com o seu médico, farmacêutico ou oftalmologista.

[1] www.webmd.com/eye-health/lasik-laser-eye-surgery

Fontes consultadas
www.nhs.uk/Livewell/Eyehealth/Pages/Lasers.aspx

www.webmd.com/eye-health/precautions-take-after-laser-eye-surgery

www.webmd.com/eye-health/lasik-laser-eye-surgery

www.medicinenet.com/lasik_eye_surgery/page8.htm

DESCUBRA MAIS