CUIDADO DIÁRIO CONTINUE A PESTANEJAR: CRIE UM HÁBITO

Muitas pessoas passam demasiado tempo à frente de computadores na maioria do seu tempo de trabalho. Em casa, podemos também passar tempo a relaxar em frente à televisão, ou a ver um filme num tablet. Períodos prolongados das nossas vidas podem ser passados em frente de um computador. Isto pode causar olhos secos, cansados e irritados. Neste artigo, iremos mostrar como podemos tirar os olhos do ecrã, para lhes dar um descanso e ajudá-los a sentirem-se um pouco mais saudáveis.
Dia-a-Dia
Reduzir a quantidade de tempo a olhar para um ecrã de computador pode ser tão simples como tirar alguns segundos para olhar para outro lado, quer seja pela janela, ou simplesmente falar com um colega do escritório. Mas se sentir os olhos secos, então a aplicação de Optrex Spray ActiMist Dupla AçãoTM para Olhos Secos e Cansados* pode ajudar. Está clinicamente comprovado que proporciona alívio até 4 horas.
Preparação do Posto de Trabalho
Para além do tempo que passa a olhar para um ecrã, o que pode também afetar os seus olhos é a altura do ecrã. Normalmente é recomendado que os ecrãs estejam ao mesmo nível que os olhos, para que não tenha que baixar ou levantar os olhos para olhar para o ecrã. Experimente ajustar a altura do seu ecrã se possível.
Certifique-se que a luz que o rodeia é adequada, se houver demasiada luz esta pode refletir no ecrã, o que pode provocar cansaço dos olhos ou dores de cabeça[1]. Se for demasiado fraca pode ter dificuldade em focar o olhar no ecrã.
Outra ideia pode ser ajustar a luminosidade do ecrã. O seu ecrã deve ter o mesmo nível de luminosidade da luz que o rodeia. Aplicações como o f.lux podem também ajudar[2], pois reduzem a luminosidade do seu ecrã de forma a coincidir com a luz que o rodeia. Isto pode ser um grande benefício para os computadores de casa e do trabalho.
Algumas Dicas
Descanse os olhos enquanto trabalha num computador. Olhar regularmente para objetos distantes como aqueles que estão fora da janela por um período de dez segundo pode ajudar, pois passa muito do seu tempo focado em objetos que estão perto.
Os post-its a lembrarem-no de pestanejar, de olhar para longe, ou de sair do computador podem também ajudar, e (se possível) tire algum tempo da sua hora de almoço para sair do escritório e andar um pouco.
Outros Cuidados
Se os sintomas de olhos secos persistirem, fale com o seu médico, farmacêutico ou oftalmologista para falar sobre problemas em particular e possíveis opções de tratamento.

* Olhos secos e irritados devido a uma rutura na camada lipídica da película lacrimal, aproximadamente 80% dos casos de olhos secos.

[1] https://www.nhs.uk/conditions/migraine/

[2] www.pnas.org/content/112/4/1232.full.pdf

DESCUBRA MAIS