UM DIA NA VIDA DOS SEUS OLHOS

Putting contact lens in eye

Desde o momento em que acorda de manhã até que se deita, os seus olhos passam por muito. Mesmo enquanto está a dormir, eles estão ocupados a recuperar para o dia seguinte. Desde a leitura à escrita, passando pela observação do mundo à sua volta, os músculos dos seus olhos estão continuamente a trabalhar.

Para além disso, há muitos fatores ambientais que podem afetar os seus olhos de manhã à noite. Ao longo do dia há situações comuns que podem levar os seus olhos a ficarem secos ou cansados. Aqui fica um olhar sobre a vida quotidiana dos seus olhos, e como mantê-los frescos do nascer ao pôr-do-sol.

Manhã

Depois de uma boa noite de sono, os seus olhos terão tido tempo suficiente para descansar e recuperar do dia anterior. Assim como todos os músculos do corpo, os músculos dos olhos aproveitam a noite para se repararem a si mesmos, ficando assim prontos para enfrentar um novo dia[1]. No entanto, no mundo moderno, muitos de nós somos culpados de não dormir o suficiente, e de manhã é comum sentirmos sinais de cansaço ocular. Estes sinais podem variar entre olheiras e inchaço à volta dos olhos. Poderá também sentir que precisa de esfregar os olhos com maior frequência, agravando assim a vermelhidão dos mesmos.

Há muitas maneiras de melhorar a qualidade do seu sono caso os seus olhos apresentem sinais de cansaço pela manhã. Evitar comer a altas horas da noite e beber bebidas sem cafeína pode ajudar a que tenha uma noite de sono mais tranquila. Um dos maiores responsáveis pela privação do sono é a tecnologia. Muitos passam grande parte do dia a olhar para ecrãs, e muitos confessam ainda que durante a noite também o fazem, o que leva a que o corpo não obtenha o sono profundo que requer.

Não importa o quão bem possa dormir, os olhos cansados nem sempre são fáceis de evitar. A maioria de nós prefere sair de casa a descansar e sentir-se fresco e capaz de enfrentar o dia que aí vem.

O Dia de Trabalho

Para muitos de nós, trabalhar durante longas horas em frente a um ecrã de computador é parte da vida quotidiana. Na verdade, em média, diz-se que cerca de oito horas diárias são passadas em frente a ecrãs tecnológicos. Concentrar-se na leitura ou na datilografia pode levar os seus olhos a permanecerem abertos, sem pestanejar, durante longos períodos de tempo[2]. Pestanejar é o mecanismo natural dos olhos para restaurar a camada lipídica da pelicula lacrimal e é também a forma natural de estes se manterem hidratados. Como tal, reduzir a frequência com que pestaneja pode levar à secura ocular. Existem outros fatores em ambientes de trabalho que podem também contribuir para os olhos secos, como por exemplo o aquecimento central ou o ar condicionado. Mesmo durante a viagem de casa para o trabalho e do trabalho para casa, o simples facto de ter de se focar para conduzir ou de viajar em comboios ou autocarros com níveis de poluição altos, poderá ser o suficiente para lhe secarem os olhos.

No entanto, existem medidas que pode implementar para combater a secura ocular. Intervalos curtos e regulares enquanto está em frente a um ecrã – afastar o olhar do ecrã pelo menos a cada 5 minutos e focar-se em algo distante - podem ajudar os seus olhos a recuperar a sua humidade natural. Isto não só o incentivará a reduzir o tempo em que está sem pestanejar como também permite que os músculos dos seus olhos relaxem e mudem de posição, ajudando a aliviar qualquer possível tensão.

Ao longo do dia, pode também tratar dos olhos secos com o Optrex Spray ActiMistTM Dupla Ação Olhos Secos e Cansados*. Aplique o spray nos seus olhos fechados e a fórmula calmante ajudará a aliviar a secura ocular, reparando a camada lipídica da película lacrimal. O spray é ideal para usar fora de casa ou no trabalho, podendo levá-lo no bolso ou numa bolsa. Não há necessidade de remover as lentes de contato nem de se preocupar em estragar a maquilhagem.

Fim do dia e Noite

Como já foi mencionado, “desligar-se” ao fim do dia pode ajudá-lo a dormir melhor e ajudar os seus olhos a descansarem e a recuperarem para o dia seguinte. Durante a noite, enquanto os seus olhos estão fechados, é uma ótima altura para tratar a secura ocular, pois a camada lipídica da película lacrimal pode recuperar das atividades diárias.

Vivemos num mundo acelerado onde dormimos menos e somos mais dependentes da tecnologia e dos transportes modernos. Com isso em mente, é fácil perceber que os nossos olhos estão sujeitos à secura e ao cansaço e que é importante dispensar algum tempo para cuidar deles.

 

* Olhos secos e irritados devido à perturbação da camada lipídica da pelicula lacrimal, em aproximadamente 80% dos casos de olhos secos

[1] National Sleep Foundation.  What happens when you sleep. [Accesses December 2016] via https://sleepfoundation.org/how-sleep-works/what-happens-when-you-sleep

[2] BBC Future.  Why do we get sleep in our eyes?  [Accessed December 2016] via http://www.bbc.com/future/story/20150428-why-do-we-get-sleep-in-our-eyes

DESCUBRA MAIS